sábado, 6 de setembro de 2008

Descrição de imagem Sebastião Salgado

01- Biografia de Sebastião Salgado

Sebastião Ribeiro Salgado, nascido em 1944 – Aimoré/Minas Gerais, filho de pecuarista, estudou Economia no Brasil entre 1964 e 67; fez mestrado na mesma área na Universidade de São Paulo e na Vanderbilt University (EUA). Após concluir os estudos para o doutorado em economia pela universidade de Paris, em 1971 trabalhou para a Organização Internacional do Café até 1973.
Em 1973, viaja para a África e leva consigo, emprestado de sua mulher, uma câmera fotográfica, registrou imagens que o impressionaram e levaram-no a trocar a economia pela fotografia, e a partir desse momento passou a trabalhar para empresas relacionadas ao trabalho com fotografia, dentre elas Sygma (1974 a 1975) e Gamma (1975 a 1979). Foi eleito membro da Magnum Photos, uma cooperativa internacional de fotógrafos, permaneceu na organização de 1979 a 1994. Em Paris Salgado passou a viajar para cobrir acontecimentos como as Guerras em Angola, Saara Espanhol; seqüestro de israelitas em Entebble e o atentado contra o presidente norte-americano Ronald Reagan. Paralelamente passou a se dedicar a projetos de documentários mais elaborados e pessoais. Daí tornou-se internacionalmente reconhecido.
Sebastião Salgado recebeu praticamente todos os principais prêmios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho.
Em 1994 fundou sua própria agencia de noticias, a imagem da Amazônia, que representa o fotógrafo em seu trabalho.


02 Fotografia de Sebastião Ribeiro Salgado


sebastião salgado ...
510 x 715 - 36k - jpgrataplas.wordpress.com

Podemos visualizar em primeiro plano, uma figura humana desnuda, de pé apoiada em um bastão. Na mão esquerda segura algo que não se pode definir. Em segundo plano se vê um tronco de arvore seco, morto. A areia branca do solo onde estão o homem e a árvore parece não oferecer qualquer possibilidade de vida vegetal ou animal. A figura humana presente na fotografia parece ser um adolescente, o que nos leva a determinar a faixa etária foram o rosto, as mãos, os pés e modo como está em pé. Observando o conjunto dos membros do corpo presente na foto vemos que o tórax apresenta uma desproporção entre o peito e o abdômen. O peito esquelético, o abdômen saliente como se tivesse recebido grande quantidade de alimento. O adolescente, de pé, olhos postos na direção do horizonte parece estar buscando visualizar algo que a muito tempo vem buscando achar.
Foi impactante ver a magreza, a nudez e o ambiente em que a pessoa representada na foto se encontra porque provocou uma sensação incômoda. Uma espécie de desespero, revolta e culpa. Desespero porque essa foto representa uma realidade cruel existente em muitos países africanos e eu e o mundo não fazemos nada por essa gente. A revolta vem porque durante a vida escolar, através da história, aprendemos que o continente africano sempre foi lesado, explorado, humilhado. Os desbravadores que passaram por lá só deixaram como herança a miséria e a discórdia. A culpa veio porque tantas vezes, diante do espelho, fico deprimida porque me sinto gorda, reclamo porque as roupas e os sapatos estão gastos, porque às vezes não tenho disponíveis as coisas que gosto de comer, porque não tenho um trocado para fazer uma viagem ou passeio, porque ainda não tenho um transporte próprio, porque o ônibus demora, porque a padaria fica a duas quadras da minha casa, porque às vezes tenho que ir ao mercado à pé. Quantas vezes reclamamos e não nos damos conta que ali, bem próximo de nós há pessoas que dariam tudo para desfrutar o que temos.
Após a leitura do livro texto e observar a fotografia escolhida, podemos dizer que bonito é aquilo que agrada aos olhos da maioria e que o belo vem a ser aquilo ( obra de arte) que além de ser agradável aos olhos desperta sentimentos agradáveis ou promove ações e reflexões. A foto é uma bela obra porque revela o talento do seu criador e proporciona ao observador sentimentos e reflexões que nos asseguram a nossa humanidade.

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